Ninavajas é um projeto que envolve grande carinho e amizade. Conheci Giulia no meu primeiro emprego em São Paulo, logo após me mudar. Os primeiros meses da nossa amizade coincidiram com o período em que eu e Letícia estávamos começando a Myolo Studio.
Giulia e sua irmã, Paola, tinham uma marca de velas chamada “Ninavajas”, nome inspirado na avó das irmãs. Em uma de nossas conversas, Giulia demonstrou interesse em trazer mais personalidade para a marca, que até então não se comunicava tão bem com o público e possuía um design muito minimalista.
Troquei a identidade visual em permuta, afinal, eu e Letícia já amávamos velas antes, mas depois que conhecemos as aromáticas…
O conceito da marca estava aberto para definição! Pesquisando sobre a marca, clientes, concorrentes e principais formas de comunicação, Giulia explicou que, sem fazer muitos esforços de comunicação, a vela vendia muito em feiras medievais e despertava um certo interesse nesse público. Com essa informação, e direcionando a identidade para esse público, procuramos transmitir uma sensação orgânica atrelada a um toque rústico. Porém, Giulia ainda queria um aspecto minimalista presente de alguma forma.
Selecionamos uma tipografia base que representasse o rústico, nostálgico e orgânico para o logotipo. Para chegar ao resultado que representasse o conceito, personalizamos a tipografia e criamos o logotipo principal dividido em duas linhas. O principal detalhe são as chamas no topo, duas velas, duas irmãs.
Criamos duas paletas para as duas principais linhas de produtos: a linha “folk” e a linha “judáica”. Na linha folk, com a predominância do verde, transmitindo o rústico e orgânico, e na judáica, a predominância do azul, trazendo o sofisticado e nobre.
Fortalecendo a comunicação entre os elementos da identidade visual e visando trazer mais personalidade para cada linha de produtos, criamos estampas específicas para as linhas Judáica e uma estampa mais característica da linha Folk e também da própria marca.
Para a linha Judáica, uma Estrela de Davi e para a linha Folk, linhas topográficas, que também representam um padrão de cera derretida vista de cima. Essas estampas funcionam como complemento da identidade visual.
Logo depois, as primeiras embalagens foram criadas e novos produtos foram surgindo. O trabalho continuou na produção de estampas exclusivas para as novas velas aromáticas: Pitanga e Margarida.
Um projeto que com certeza permitiu que a criação aflorasse e trouxesse muito aprendizado. Uma marca que traz orgulho ao ver crescer e se desenvolver.